O concurso da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) chamou a atenção de quem pretende trabalhar nas escolas de Mato Grosso. A pasta registrou 250.553 inscrições para o certame, que é organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O prazo para inscrição se encerrou no último dia 15 de agosto.
Os cargos mais concorridos são de Apoio Administrativo Educacional (AAE), que soma 111.615 inscritos, seguido pelo de Técnico Administrativo Educacional (TAE), com 93.318 candidatos. Já para as vagas de Professor da Educação Básica foram contabilizadas 45.620 inscrições.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, o grande número de inscritos no concurso da Seduc é reflexo de um amplo programa de valorização dos servidores implementado nesta gestão. Desde o início de 2015, os profissionais da Educação tiveram 44,5% de valorização salarial.
"Hoje pagamos um dos melhores salários do país, porque a gestão Pedro Taques vê a Educação como prioridade. E o grande número de inscritos no concurso mostra que todos sabem que hoje a educação pública de Mato Grosso tem um rumo. Estou muito satisfeito, pois teremos uma grande e saudável concorrência – e quem vai ganhar com isso, ao final do processo, são nossos alunos", afirmou.
Cuiabá é o polo com mais profissionais interessados no ingresso na carreira de servidor público, com 97.768 candidatos. Rondonópolis é o município com o segundo maior número de inscritos, com 31.914 interessados. O terceiro polo com mais inscrições registradas é Cáceres, com 18.271 candidatos.
Para conferir se os dados foram recebidos e o pagamento processado, o candidato deverá acessar o site do IBFC (www.ibfc.org.br), por meio do link “Situação da inscrição”, a partir de 29 de agosto.
Ao todo, são 5.748 vagas disponíveis, sendo 3.324 para o cargo de Professor da Educação Básica, 1.496 para Apoio Administrativo Educacional (AAE) e 928 para Técnico Administrativo Educacional (TAE), além de cadastro de reserva de 50% do total de vagas.