PUBLICIDADE

Novas regras vão facilitar embarque e desembarque em aeroportos

PUBLICIDADE

Para reduzir o tempo de espera no embarque e desembarque nos aeroportos, a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) publicou novas diretrizes e orientações para o setor. As iniciativas foram consolidadas em documento oficial do Programa Nacional de Facilitação do Transporte Aéreo (Profal).

Entre os itens estão a facilitação no trânsito de aeronaves civis, tripulantes, passageiros, bagagens, cargas, malas postais e provisões de bordo. As mudanças eliminam obstáculos de gestão e reduzem ao mínimo os tempos de espera, mas mantêm os padrões de segurança internacional.

Segundo a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Aeroportuária, Fabiana Todesco, outra ação é a compra de equipamentos voltados para atender passageiros com necessidade de assistência especial, como as rampas de acesso a aeronaves, que serão utilizadas em aeroportos regionais que não dispõem de pontes de embarques.

O documento contou com o envolvimento de dez ministérios e contém regras e orientações para todos os órgãos públicos e autarquias que atuam dentro dos aeroportos brasileiros.

"A utilização de sistemas automatizados como controle automatizado de fronteiras com leitura rápida e segura dos passaportes, prevista no Profal, é um exemplo. O equipamento já é utilizado por Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Confins (MG) e Galeão (RJ). Com ele, cada viajante demora, em média, 15 segundos para ser identificado e liberado pelo equipamento”, explica Todesco.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entregador é condenado por matar motorista com golpe de capacete em Sinop

A Justiça condenou Bruno Ferreira dos Santos pela morte...

Carro tem princípio de incêndio após pane em rodovia de Colíder

Um Peugeot 208 azul foi parcialmente avariado pelas chamas,...

Motorista morre após cair de caminhão em Sinop

O motorista identificado como Alessandro José dos Santos, de...
PUBLICIDADE