A verticalização do cemitério está sendo realizada por uma parceria público privada. O administrador da funerária Luz e Vida, Renato Miyamoto Leonel, que está responsável pela construção, informou, ao Só Notícias, que a primeira etapa dos túmulos verticais vai ser entregue em 40 dias. O investimento será de R$ 200 mil. “Estamos construindo 160 túmulos verticais, 80 já estão prontos e o restante segue em andamento. Cerca de 65% do total dessa obra está concluída. Os túmulos prontos ainda não estão sendo usados, serão liberados quando a obra for completamente entregue”, declarou.
O objetivo é construir aproximadamente 2 mil túmulos verticais. “Terminando a primeira etapa logo em seguida nós vamos dar início a segunda fase da construção, onde serão feitos mais 400. O objetivo e construir entre 1.200 a 2 mil sepulturas”, acrescentou Renato.
Ainda não foi definida a forma como os túmulos serão comercializados. Porém, Renato afirma que não terá acréscimo no preço do sepultamento e que deve ser cobrado o mesmo em que uma sepultura horizontal.
Atualmente, são cerca de 10 mil sepulturas no cemitério e a verticalização foi a alternativa encontrada pelo município para abrir novas vagas, já que o espaço físico do local já está praticamente esgotado.
Ainda está sendo estudada a possibilidade de, no próximo ano, as sepulturas verticais sejam construídas entorno do cemitério, já servindo como muro.