PUBLICIDADE

Bombeiros tentam controlar incêndio em parque estadual no Médio Norte

PUBLICIDADE

Cerca de 300 hectares de vegetação nativa foram atingidos pelo fogo no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, no município de Nobres (região Médio Norte). O Corpo de Bombeiros Militar recebeu o comunicado de ocorrência do incêndio no parque, na última segunda-feira. A partir de então foram verificadas por imagens de satélite a localização do foco de calor e a extensão para dimensionar a equipe a ser deslocada.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) também tomou providências para conter o incêndio que parece ter começado na área de assentamento vizinha ao parque. A unidade de conservação tem 12 mil hectares em uma região montanhosa da Serra do Tombador. O Batalhão de Emergências Especiais (BEA), do Corpo de Bombeiros, mobilizou duas guarnições que estão acompanhando o incêndio e esperam controlá-lo o mais rápido que puderem.

As guarnições são compostas de duas caminhonetes e oito militares munidos de equipamentos para o combate a incêndios florestais (bombas costais, abafadores, enxadas), além dos Equipamentos de Proteção Individual. A área atingida até agora é menor que a do incêndio de 2015, mas requer atenção especial por ser acidentada e de difícil mobilidade.

“Quase a totalidade dos incêndios florestais se inicia por pessoas e em áreas privadas”, diz o Tenente Coronel Paulo Barroso, comandante do BEA. É preciso tomar os cuidados necessários para fazer uma queimada, já que o o responsável pode responder penalmente e ainda sofrer as consequências do incêndio que iniciou. Segundo informações preliminares o fogo surgiu de uma queimada no assentamento (área de competência federal) e se alastrou pelo Parque Estadual da Lagoa Azul, de responsabilidade da Sema e cuja resposta ao fogo é de competência do CBMMT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Corpo de jovem é encontrado no rio Teles Pires em Sinop

O corpo de Renan Marcos Gomes, de 21 anos,...

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...
PUBLICIDADE