O trecho entre a Serra de São Vicente e Jaciara, em uma extensão de 71,6 quilômetros, está com 80% das obras executadas. O término das obras está previsto para o primeiro semestre do próximo ano, incluindo os contornos duplicado da travessia urbana de Jaciara e do IFMT- campus de São Vicente.
Além da implantação de pista nova, a restauração do asfalto existente está sendo efetuado em concreto, o que trará maior resistência e durabilidade, uma vez que trata-se da pista responsável pelo tráfego dos caminhões carregados que buscam os portos localizados nas regiões sul e sudeste do país.
A rodovia é a principal via de escoamento da produção agrícola produzida no estado de Mato Grosso. As obras de duplicação deste segmento têm a finalidade de adequar a rodovia ao tráfego de caminhões pesados aumentando a segurança e diminuindo significativamente o tempo de viagem neste corredor. O investimento total estimado é de R$ 920 milhões, dividido em três lotes de obras.
Segundo o Superintendente Regional do DNIT em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado, o Governo Federal tem priorizado este empreendimento frente à grande importância do agronegócio na contribuição do equilíbrio da balança comercial brasileira.
O diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Luiz Antônio Garcia, destaca que a BR-163 integra o país desde o Paraná, passando por Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará. Em toda a extensão, a rodovia possui a vocação de corredor logístico para escoamento da produção agrícola brasileira, estando em obras em sua grande extensão, seja de ampliação de capacidade ou até de implantação de novos segmentos, proporcionando grande crescimento econômico e social por onde esta atravessa.