O preço do gás de cozinha em Sinop teve aumento significativo, este mês. O levantamento feito por Só Notícias aponta que, nas três principais empresas, o botijão de 13 quilos, está custando, em média R$ 85. Antes do reajuste de 6,7% nas refinarias, anunciado pela Petrobras, estava sendo vendido por R$ 80.
A empresária revendedora do GLP doméstico, Liane dos Santos disse, ao Só Notícias, que os consumidores ficaram insatisfeitos com o reajuste aplicado pela Petrobras. “Mesmo assim, eles compram. É um produto essencial nas residências (bem como em restaurantes, lanchonetes, bares e outros). Nós não temos como manter os preços. É um reajuste aprovado pela refinaria e nós temos que repassar aos consumidores. Também temos custos de transporte, entrega entre outros”.
A nova política de preços para a venda às distribuidoras de gás em botijões aprovado pela Petrobras ocorreu no início deste mês. O principal motivo, segundo a estatal, é que o GLP era o único derivado [de Petróleo] que não tinha política de reajuste de preços. Devido a isso, ocorreu uma previsibilidade completa de formação de preços para todos os combustíveis para uma clareza maior aos possíveis investidores e parceiros na área de refino.