PUBLICIDADE

Definido projeto na área habitacional que beneficiará 39 municípios e mais de 40 mil famílias em MT

PUBLICIDADE

O governo do Estado lançará, an quarta-feira, o programa “Endereço Certo” para regularizar centenas de imóveis pertencentes à carteira Imobiliária da extinta Companhia de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso (Cohab-MT) em 39 municípios. O governador Pedro Taques e do diretor da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT), Mário Ferreira Mendes, aprovaram o programa, desenvolvido em parceria com Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e a secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), o “Endereço Certo” já é realidade nos municípios de Alto Araguaia, Alto Garças, Dom Aquino, Guiratinga, Pedra Preta, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.

Para esta etapa, a meta é alcançar 45 mil famílias, o que corresponde a uma população estimada em 300 mil pessoas. Com o projeto, a Desenvolve-MT oferecerá orientação e apoio técnico gratuito às prefeituras para a regularização dos imóveis que pertencem à carteira imobiliária da extinta Cohab-MT, de forma simplificada. A agência prestará todas as informações necessárias ao ex-mutuário, para que possa efetivamente escriturar e registrar o imóvel.

Nesta ação, o governo suspende as cobranças de taxas administrativas para os imóveis e o Poder Judiciário disponibiliza os meios para dar a celeridade necessária. Já o Município, se assim entender, procederá a remissão dos créditos tributários constituídos, inscritos ou não na dívida ativa, relativos ao Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e reduzirá o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), conforme procedeu o município de Jaciara.

O prefeito de Alto Garças, Claudinei Singolano, acredita que a medida auxilia o progresso da cidade. “Hoje, nós estamos quase com 70% das residências não documentadas, queremos regularizar todas as casas do município. Então, vai ser muito importante para nós. Faz tempo que estamos lutando para implantar esse programa. A iniciativa também gera o pagamento do IPTU”, afirmou o gestor, através da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE