Representantes da concessionária de águas do município e vereadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigam supostas cobranças abusivas em tarifas se reuniram, esta tarde, com técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que testará os hidrômetros dos consumidores que tiveram aumento desproporcional em suas contas. Aproximadamente 70 hidrômetros devem ser retirados, aleatoriamente, das residências em vários bairros, a partir da semana que vem, e serão enviados para testes.
“Vamos fazer um levantamento dos hidrômetros que apresentaram maior taxa em relação as contas anteriores. Nos registros que há um aumento acima do esperado, iremos comparar os fabricantes e os modelos para sabermos se tem relação com a elevação”, explicou a pesquisadora Orga Yoshida.
Os técnicos identificarão todos os fabricantes e modelos de hidrômetros instalados pela concessionária no município e levarão amostras para o instituto. “Também levantaremos nos locais onde há o aumento, o perfil do usuário e fotos da instalação. Com todos estes dados vamos fazer uma análise e levantaremos os argumentos técnicos que justifiquem ou não esses aumentos que ocorrem em Sinop”, acrescentou. O instituto deve entregar os resultados para a Comissão de Inquérito em aproximadamente dois meses
Segundo o diretor executivo da concessionária, Diego Dal Magro, a contratação da empresa para realizar os testes foi uma indicação da comissão. “Se o instituto achar algum problema no equipamento iremos avaliar e cuidar do consumidor com a devida regulamentação que deve ser adotada”.
(Atualizada às 19:08h)