O prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep de 2015 termina no fim deste mês e até agora 35,827 mil trabalhadores não sacaram o benefício em Mato Grosso. Dos 372,099 mil beneficiados no Estado, 90,37% já retiraram o dinheiro, ou 336,272 mil pessoas, até esta sexta-feira (9). No país, 1,834 milhão de trabalhadores não sacaram, de um total de 24,251 milhões.
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, lembra que os trabalhadores têm menos de 1 mês para procurar uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil e sacar o benefício. A empregada doméstica Vera da Costa, 56, informa que ainda não sacou, mas que o dinheiro já tem destino certo. “Já recebi a carta me informando que tenho o valor a receber, mas ainda não saquei. Mas sei que vou usar o dinheiro para pagar um pouco das dívidas”.
Depois de encerrado o período de saques, o recurso do abono salarial retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e é usado para o pagamento de benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial do próximo ano.
Tem direito ao abono de 2015, o trabalhador que estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos, e que trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2015. A remuneração mensal não pode ultrapassar 2 salários mínimos. O valor do abono depende de quanto tempo a pessoa trabalhou com carteira assinada no período, e varia de R$ 78 (1/12 do salário mínimo), para quem trabalhou 1 mês, e R$ 937 (1 salário) para quem trabalhou 12 meses.
O trabalhador pode consultar para saber se tem direito ao abono pela internet ou pela central de atendimento no número 158. Para sacar basta ir a uma agência da Caixa ou casa lotérica.