A informação foi confirmada ao Só Notícias, pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado. Será aberto hoje um Regime Diferenciado de Contratações Públicas para chamamento das empresas interessadas em finalizar as obras de duplicação da BR-163, entre Rosário Oeste e Nobres (na região Médio Norte), apresentem os orçamentos no próximo dia 30. A obra deve custar R$ 31,6 milhões e o prazo para conclusão é de 1 ano.
De acordo com o superintendente, deve ser feitos muro de arrimo, cortinas atirantadas e serviço complementar de estebalização de taludes (encosta), na BR-163 e 364, na Serra da Caixa Furada.
A duplicação começou em 2011, quando foi feita uma licitação para duplicar 45,5 quilômetros de Rosário Oeste ao Posto Gil. A obra foi parcialmente concluída em 2015 e custou R$ 300 milhões. Porém, por causa de deslizamentos de rochas foi interditado um trecho de três quilômetros. A pista onde ficaram a terra e pedras é sentido Nortão-Cuiabá, no começo da serra de Nobres.
A duplicação é muito importante para o tráfego não ficar lento, considerando que centenas de carretas que transportam uma infinidade de produtos (rãos, madeira, combustível, alimentos, materiais de construção e muitos outros) passam pelo serra e por questões de segurança.