Dentro da nova política adotada pelo Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande – DAE-, de otimizar as ações de abastecimento de água e esgotamento sanitário, foi implantada uma série de medidas com metas estabelecidas e que resultaram nos primeiros quatro meses deste ano de 2017 em mais de 70 mil serviços prestados a população. Os serviços são de novas ligações, reparos na rede de abastecimento de água e esgoto, instalações de novos hidrômetros, bem como troca de antigo e cortes no fornecimento de água para aqueles consumidores inadimplentes com a instituição.
No orçamento do DAE estão previstos investimentos de R$ 4 milhões em recursos próprios vindos da arrecadação das contas, fora os investimentos que estão sendo feitos através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. “Temos um órgão público que existe para atender a população, sendo que para isto precisamos de recursos que vem do pagamento das contas, por isso trabalho de forma incansável para diminuir a inadimplência e as ligações clandestinas que prejudicam indistintamente a todos, ou seja, mesmo os que estão em dia com suas obrigações acabam sendo prejudicados”, disse o presidente Ricardo Azevedo Araújo.
Ele informou que há 77 mil ligações inserindo as ligações em empresas, hotéis, edifícios onde existe mais de uma ligação de água ou de esgoto por endereço. De acordo com balanço realizado pela diretoria comercial da autarquia, somente no primeiro quadrimestre foram 1.986 vistorias e 423 novas ligações efetuadas. Houve 9.499 cortes de água, o que dá uma média de mais de 2 mil cortes por mês, um número considerado alto.
Em janeiro e fevereiro foi feita a campanha intitulada “Inadimplência Zero”, visando abrir a perspectiva para que o consumidor pudesse procurar o órgão para regularizar sua situação e permitir que a instituição melhorasse sua arrecadação para investir em novas obras de melhoria. “Nossa meta é atender bem, mas para isto precisamos de recursos que vem das contas pagas, pois a população precisa compreender que existem custos para captação da água, tratamento com produtos químicos e a distribuição para ser consumida”, disse Ricardo, acrescentando que uma nova metodologia de relacionamento com o consumidor está sendo novamente aplicada que é o DAE Itinerante, onde o órgão vai a determinado bairro ou região e atende o consumidor com Mutirões de Conciliação em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
A informação é da assessoria.