A verticalização do cemitério será realizada pela funerária Luz e Vida, através de uma parceria público privada. De acordo com o administrador da empresa, Renato Miyamoto Leonel, inicialmente serão construídas 440 gavetas, divididas em duas etapas. A primeira deve começar já na próxima semana com prazo aproximado de 90 dias para finalizar 160 túmulos verticais (divididos em bloco de 4 gavetas). Serão construídos próximos à capela municipal.
A obra deve custar cerca de R$ 600 mil e, depois de pronta, a empresa pode fazer a comercialização através de planos funerários. Os valores que serão cobrados por cada gaveta ainda não foram definidos.
Renato explicou ainda que, atualmente, existe cerca de 10 mil sepulturas no cemitério. A expectativa é que para o próximo ano sejam construídas mais 3 mil gavetas no entorno do cemitério, que também servirão de muro.
A verticalização foi a alternativa encontrada pela prefeitura para abrir novas vagas, já que o espaço físico do local está praticamente esgotado.