O movimento de passageiros no aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, reduziu 3,61% em abril, quando a soma de embarques e desembarques chegou a 225,284 mil pessoas. O número é menor que o de março, de 233,744 mil. O volume mensal é o 2º pior deste ano, perdendo apenas para fevereiro, quando foram registrados 207,415 mil embarques e desembarques.
Quando comparado a janeiro, que apresentou o melhor resultado do ano com 252,960 mil passageiros, a queda é ainda maior e chega a 10,94%. A baixa registrada no 4º mês coincidiu com o maior número de feriados em 2017 até então, em 3 fins de semana consecutivos. No acumulado do ano, o número de embarques e desembarques chega a 919,403 mil.
Jaime Okamura, presidente regional da Confederação Nacional do Turismo, acredita que o recuo está relacionado exatamente ao número de feriados em abril e nos primeiros meses de 2017. “Como este ano o carnaval foi mais tarde e a Páscoa logo em seguida, com o acúmulo de feriados em abril, as pessoas devem ter ficado mais na região de Cuiabá, até mesmo visitando locais mais próximos”.
Um dos fatores que influencia a queda do número de passageiros, segundo Okamura, é o aumento no preço das passagens aéreas. Ele acredita em uma recuperação na movimentação a partir do mês de julho, devido às férias escolares, que naturalmente elevam o fluxo. Além disso, o grande número de feriados no mês impacta diretamente na realização de viagens a negócios, devido à queda na quantidade de dias úteis. “Enquanto não tiver dados estatísticos de Mato Grosso, não dá para saber se este volume de passageiros é de turistas que estão vindo ao Estado ou de mato-grossenses que estão saindo daqui”, aponta. O levantamento de dados turísticos sobre o volume receptivo (turistas que vem ao Estado) ainda é uma dificuldade do setor, que não conta com órgão de pesquisa sobre o segmento.
Se comparado aos dados mais antigos da série histórica, do ano de 2012, o número de pessoas que embarcaram e desembarcaram no principal aeroporto do Estado aumentou em abril. O volume de passageiros neste mês em 2012 atingiu a marca de 220,487 mil. A quantidade deste ano é 2,12% maior. No acumulado do ano também há avanço, pulando de 870,750 mil no 1º quadrimestre de 2012 para 919,403 mil em 2017.