Cerca de 200 professores formadores das diferentes disciplinas curriculares se reúnem, no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá, entre os dias 16 e 18 de maio. Eles fazem parte dos Centros de Formação e Atualização de Profissionais da Educação Básica (Cefapros), dos 15 polos do estado.
O objetivo do encontro formativo, promovido pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), é propor intervenções nas práticas pedagógicas em sala de aula e no aprendizado do aluno, na apreensão de conhecimentos que envolvam a Matemática e a Língua Portuguesa.
De acordo com a superintende de Formação Profissional da Seduc, Adriana Tomasoni, a proposta é organizar planos de ações formativas interdisciplinares, que deverão envolver todas as disciplinas curriculares para otimizar o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades exigidos pelas avaliações escolares e exames de proficiências (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB).
“Essa é uma ação que faz parte do programa Pró-Escolas, no eixo Formação, e foi pensada a partir da seguinte questão: como as diversas disciplinas curriculares podem contribuir para o ensino de Matemática e Língua Portuguesa? Questão que deverá se estender a cada professor”.
Tomasoni lembra que os esforços se concentrarão em identificar as aproximações entre a Matemática e/ou Língua Portuguesa com as demais disciplinas que possibilitem estruturar planos de intervenção a serem desenvolvidos nas escolas, de maneira a não negligenciar as especificidades entre as disciplinas.
“Por se tratar de ações interdisciplinares, poderão ser agrupadas nos planos de intervenção tantas disciplinas quantas forem as aproximações identificadas entre elas”.
O evento contará com a participação de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).