O cacique kayapó, Megaron Txucarramãe, disse agora há pouco, ao Só Notícias, que até amanhã, não devem ser realizados bloqueios nas rodovias do Nortão, próximo a cidade de Colíder (157 quilômetros de Sinop). Segundo ele, os indígenas, representantes do Hospital Regional e também o prefeito Noboru Tomiyoshi, vão se reunir, amanhã, com o secretário estadual de Saúde, Luiz Soares, em Cuiabá. O objetivo é cobrar melhorias e também os pagamentos atrasados de médicos e fornecedores para que os atendimentos voltem ao normal no hospital.
Os bloqueios estavam sendo realizados na MT-320, principal via de acesso aos municípios de Nova Canaã do Norte e Alta Floresta. A rodovia foi trancada na quarta, quinta e sexta-feiras da semana passada. Os indígenas utilizaram pneus e alguns objetos para obstruir a passagem de veículos.
Conforme Só Notícias informou, já dura mais de um mês a greve dos médicos do Hospital Regional de Colíder. Só estão sendo atendidos casos de urgência e emergência. Cirurgias eletivas, consultas agendadas e também pronto atendimento foram suspensos por causa de atrasos nos vencimentos dos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, março e abril. O Estado fez o pagamento do mês de fevereiro, no final do mês de abril. Porém, com seis meses em atraso, os profissionais decidiram manter a greve até que os salários sejam colocados em dia.
De acordo com o diretor do hospital, Elizandro de Souza Nascimento, havia previsão de liberação de um recurso que estava vinculado no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplam), na última sexta-feira. Porém, o prefeito da cidade e presidente Consórcio Intermunicipal de Saúde, Noboru Tomiyoshi, disse que ainda não foram realizado esses pagamentos. O diretor do hospital não atendeu as nossas ligações.