Durante diplomação dos 150 novos líderes comunitários de Cuiabá, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz Magalhães, destacou os avanços que a Segurança Pública alcançou os investimentos do Governo do Estado no setor durantes os últimos dois anos. Além disso, explanou a importância do agente comunitário para contribuição na redução da criminalidade. O evento ocorreu na noite desta sexta-feira (05), na sede da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb).
O coronel explicou que no ano de 2016 muitos Estados comemoraram a redução dos indicadores da violência e criminalidade na “casa” dos 4%, enquanto Mato Grosso fechou o ano com 16%. “Sabemos que temos que avançar muito mais, mas destacamos que estamos conseguindo atingir metas significativas, para garantir a segurança social”.
Ele ainda reforça a participação da comunidade no papel do combate ao crime. “São os líderes comunitários que prestam serviço tão relevante para sociedade contribuindo com a redução dos indicadores. Nós devemos muito para as lideranças comunitárias. Orientamos aos nossos militares para que busquem aproximação com todos comunitários, porque são eles que conhecem a realidade dos bairros e ajudam na ação policial”.
Ainda apresentando dados da Segurança Pública, o coronel apontou outros eixos que também são responsáveis pelo avanço no setor. “ Nós atribuímos ao investimento maciço feito pelo Governo, como mais de 3.663 novos profissionais na segurança. Outro investimento importante foi o valor de mais de 3 milhões na inteligência, para que possamos melhorar as nossas ações de enfrentamento, além da aquisição das novas viaturas. Também é importante falar em relação a metodologia de trabalho e o profissionalismo reinante nas instituições. Mesmo com as dificuldades encontradas, todos têm contribuído”, finalizou