Um grupo de índios bloqueou novamente a passagem de carretas, caminhonetes, ônibus e outros veículos na MT-320, na entrada da cidade de Colíder (158 quilômetros de Sinop), esta manhã. Apenas ambulâncias com pacientes podem trafegar. As informações foram confirmadas pelo cacique da etnia kayapó, Megaron Txucarramãe, ao Só Notícias. “Fechamos a rodovia até que ocorra um posicionamento do prefeito de Colíder [Noboru Tomiyoshi] ou do governador Pedro Taques em relação aos problema do Hospital Regional de Colíder. Queremos os atendimentos normalizados”.
Ontem à tarde, os índios também interditaram a rodovia. Eles utilizam pneus e alguns objetos para obstruir a passagem de veículos. No entanto, os indígenas liberaram a passagem de todos os veículos às 18h. Não houve incidentes, embora o manifesto tenha causado transtornos e atrasado viagem de muitas pessoas. A MT-320 é a principal via de acesso aos municípios de Nova Canaã do Norte e Alta Floresta.
O governo do Estado pagou um dos oitos salários atrasados dos médicos em Colíder. Segundo os médicos, foi realizada a quitação da folha do mês de fevereiro, na última sexta-feira. Porém, como os salários estão atrasados desde outubro do ano passado, eles decidiram permanecer em greve.
Os profissionais da saúde paralisaram as atividades dia 7 de abril. Desde então, os médicos atendem apenas casos de urgência e emergência. Cirurgias eletivas, consultas agendadas e também o pronto atendimento foram suspensos.
Conforme Só Notícias já informou, segundo o diretor do hospital, Elizadro de Souza Nascimento, existe a previsão de que hoje sejam feitos outros pagamentos. Não foi informado quantos salários serão pagos. A expectativa dele, é de que com esse novo repasse os médicos voltem a trabalhar.