Um dos principais eventos da programação do Jubileu dos 150 Anos de Fundação de Várzea Grande, a entrega de 1.281 casas do Residencial São Benedito, marcada para o dia 15 de maio, vai ter o sorteio dos lotes e quadras no próximo sábado, na sede da Guarda Municipal de Várzea Grande. “Vamos resgatar um compromisso da cidade de Várzea Grande para com sua gente e entregar o legítimo direito a moradia”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos ao frisar que está empenhada para que todos os residenciais construídos e ainda não entregues tenham o mesmo destino do São Benedito, ou seja, contemplem as famílias de Várzea Grande.
A prefeitura por meio da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Turismo publicou convocação dos candidatos beneficiários considerados aptos do “Programa Minha Casa Minha Vida” do Residencial São Benedito – etapas 1, 2 e 3, para participarem do sorteio que definirá a localização das residências.
No sorteio também é firmado a vinculação das unidades habitacionais aos respectivos beneficiários do Programa, que totalizam das 1281. O ato ocorre na Secretaria de Defesa Social, localizada na Avenida da Feb, bairro da Manga, às 8h30. O edital de convocação será publicado amanhã, no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso, com a lista dos nomes dos beneficiários.
As unidades foram distribuídas em 3 etapas; São Benedito I, 498 unidades; São Benedito II, 500 e São Benedito III, 283 unidades. As moradias foram sorteadas em 25 de maio de 2016, com a participação de órgãos de fiscalização e controle, Ministério Público Federal (MPE) e Polícia Federal, além da auditoria do Banco do Brasil. O sorteio cumpriu todo o rito e critérios normativos do Governo Federal.
De acordo com o titular da pasta, Kalil Baracat, a iniciativa é muito importante para que se possa garantir o direito à moradia. “A realização desse sorteio confirma o caráter de transparência e continuidade da política habitacional, que é o cerne para enfrentar o desafio do déficit habitacional crônico em nosso País, de 6 milhões de casas. Se não houver uma política de continuidade permanente, que ultrapasse as gestões, fica difícil fazer esse enfrentamento em profundidade. Assim, Várzea Grande constrói-se a perspectiva de acesso às unidades habitacionais com mais democratização e transparência”, declara.
Kalil disse também que cada família sorteada vai receber um cartão com o número da moradia e sua quadra. “O sorteio cumpre a política de transparência e lisura para não haver favorecimento sobre as localidades de melhor referência. Sendo assim, é uma regra estabelecida de forma igualitária e segue as determinações e critérios do Programa Federal “Minha Casa Minha Vida”, explica.
O secretário disse ainda que a política habitacional também está vinculada a mudanças de urbanização no entorno das casas, melhorias nas habitações e regularização fundiária, além de instrumentos públicos como Programa de Saúde da Família (PSF), escolas, creches, entre outros.
A informação é da assessoria.