A secretária de Meio Ambiente, Luciane Bertinatto, confirmou que a coleta seletiva de lixo deve iniciar em junho. “Nós traçamos meta de iniciar esse trabalho em 60 dias. Porém, vamos tentar começar a coleta seletiva no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Se conseguirmos será uma grande conquista”.
A secretária ressaltou que “a prefeitura não vai disponibilizar recursos financeiros para manter a associação, vai dar condições de trabalho de onde eles vão tirar os recursos e ganhar seu sustento. O objetivo é dar estrutura necessária para que eles voltem a ter a renda. Nesse momento estamos fazendo a estruturação de uma coleta seletiva, adaptação de um local de recebimento do lixo, acordo com uma empresa que vai comprar o material dos catadores. Já a Sanorte, responsável pela destinação do lixo em Sinop, vai fazer a parte de educação ambiental com os catadores”.
Hoje pela manhã houve reunião entre catadores, secretaria, Sanorte e uma empresa que vai atuar como parceira na implantação da coleta seletiva em Sinop. No encontro foram tiradas as dúvidas dos catadores e marcada uma visita ao aterro sanitário no distrito de Primaverinha, para onde o lixo de Sinop tem sido levado. A visita será nesse sábado (29) pela manhã.
Conforme Só Notícias já informou, os catadores montaram uma associação para poder realizar o trabalho. Agora, está sendo finalizado, pela secretaria de Meio Ambiente, o projeto de construção de um ecoponto, barracão de reciclável e área de transbordo. Inicialmente a coleta seletiva será realizada em seis bairros, que ainda serão definidos. A ideia é, futuramente, que a coleta seletiva de lixo seja realizada em toda a cidade.