O sonho da casa própria vai virar realidade para mais 100 famílias mato-grossenses. Nessa quinta-feira, o governador Pedro Taques entregará as chaves aos moradores do Residencial Altos Passa Três, em Jangada (80 quilômetros de Cuiabá). O empreendimento integra o programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’, contou com investimentos de R$ 6,7 milhões, entre recursos do Estado, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), e da União.
A construção do residencial Altos Passa Três começou em 2014, porém, só ganhou impulso na gestão atual com a aplicação de R$ 789,6 mil em 2016 por parte do governo estadual. Para o secretário adjunto de Políticas Urbanas da Secid, Cláudio Miranda, o investimento em habitação é um dos itens essenciais para levar qualidade de vida aos mato-grossenses. Além disso, o Estado cumpre seu dever de garantir o direito à moradia, conforme fundamenta o artigo 6º da Constituição Federal.
“A entrega das 100 unidades habitacionais do Residencial Alto Passa Três vem ao encontro da política do governo Pedro Taques, que é a valorização dos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), fazendo também a inclusão tanto dos grupos sociais mais vulneráveis, quanto dos menores municípios. E dessa forma, buscar reduzir as desigualdades socioespaciais presentes no nosso território”.
Conforme últimos levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente Jangada possui oito mil habitantes e, de acordo com o prefeito Edésio Jesus, as 100 moradias que serão entregues pelo Governo, geram grande impacto social no município. “Estamos felizes com finalização e entrega dessas casas. O número para o Estado pode ser pequeno, mas é de enorme impacto social para Jangada. Além disso, irá fomentar o comércio e impactar também a economia do município”, avaliou o gestor municipal.