PUBLICIDADE

Peregrinação ao Mirante de Cristo é uma das atrações de cidade mato-grossense

PUBLICIDADE

A tradicional peregrinação até o Mirante de Cristo, localizado no Parque Estadual Serra Azul (Pesa), em Barra do Garças, será nesta sexta-feira (14) das 6h às 12h. Como o parque continua interditado, o acesso dos visitantes será permitido exclusivamente por meio da escadaria.

O evento é resultado de uma parceria realizada entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura do município. Conforme a gerente do parque, Cristiane Schnepfleitner, essa é uma oportunidade para as pessoas fazerem suas orações, fortalecendo a espiritualidade.

“A peregrinação é uma tradição antiga no município. Registros de uma placa de 1984 colocada no Cristo provam a seriedade do momento e sua importância aos fiéis da cidade”. Cristiane pede a colaboração de todos e alerta que não será permitida a descida até as cachoeiras, nem a entrada de veículos no interior da unidade.

Os fies irão subir cerca de 1.470 degraus para chegar até o Mirante e fazer suas homenagens e preces. A secretária de turismo do município, Monica Porto, lembra que o evento faz parte do calendário turismo religioso da cidade e atrai visitantes de outras cidades do Estado e do Centro Oeste do país, como Brasília e Goiás. “Isso deixa a economia local mais aquecida e deixa nosso município em destaque”.

Durante o evento, a equipe da Sema no município fará a fiscalização e o controle da peregrinação com apoio da Polícia Militar (PM-MT), Corpo de Bombeiros, força aérea local, Batalhão de Infantaria Motorizado, Associação dos Amigos dos Animais, do Instituto Ambiental Portal do Roncador e da Brigada Aliança da Terra. “Queremos garantir a segurança de todos para que não haja desvio do objetivo, que é a caminhada até o Cristo”. Em anos anteriores, o público para este evento oscilou entre cinco e oito mil pessoas.

O Parque Estadual da Serra Azul possuiu 11 mil hectares, no município de Barra do Garças e tem a vegetação de Cerrado. Foi criado como uma das 46 unidades de conservação do estado a partir da Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994. Com a proposta de oferecer mais conforto e segurança às pessoas, a Sema iniciou a reforma da guarita da entrada principal do parque. Em 90 dias, a obra estará finalizada.

A unidade foi fechada entre o fim de agosto e início de setembro de 2014 em razão de uma ação recomendatória do MPE, depois que um incêndio queimou 80% da cobertura vegetal da área. Na época, entendeu-se que o órgão ambiental não tinha condições de manter a conservação do parque para uso público, nem para proteção da biodiversidade. O conselho consultivo não estava em funcionamento, bem como o plano de manejo para o local não estava implantado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE