Reeducandos do sistema penitenciário e adolescentes do socioeducativo de Mato Grosso estão no elenco do Auto da Paixão, evento religioso promovido pelo Governo do Estado que será encenado na Semana Santa, em Cuiabá. Alguns deles participam pela segunda vez do espetáculo, sejam como figurantes ou na produção, e acreditam que o evento é uma oportunidade de testar habilidades até então desconhecidas.
É o caso de um dos adolescentes que atua como figurante. Ele diz que a participação o motivou a buscar uma qualificação na área e propicia uma nova visão sobre a vida e a rever todas as atitudes que tomou até entrar no sistema socioeducativo.
A reeducanda Daniele Pereira também atua como figurante na peça. “Com essa chance de participação podemos ser vistos com outros olhos, mostrar que podermos fazer diferente”.
A participação de reeducandos no Auto da Paixão faz parte de uma cooperação firmada entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Fundação Nova Chance e o grupo Cena Onze, responsável pela produção do espetáculo. A parceria viabiliza a inclusão social dos recuperandos com a capacitação para o mercado de trabalho artístico por meio das oficinas de atuação, maquiagem e figurino.
Entre produção, elenco e trabalho in loco nos dias do evento participarão do Auto da Paixão 26 reeducandos, entre homens e mulheres dos regimes fechado e semiaberto.
O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, destaca que o ingresso de reeducandos rende resultados satisfatórios, pois quem participa do projeto se sente estimulado a buscar novas oportunidades e a se qualificar. “É uma nova chance que temos a satisfação de buscar parcerias para cada um dos recuperandos”.