O Lions Clube vai entregar, nesta sexta-feira, para representantes da Usina Hidrelétrica Sinop o projeto de construção do Hospital dos Olhos, que foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Corpo de Bombeiros, prefeitura-Prodeurbs ( Núcleo de Desenvolvimento Urbano). O presidente do Lions, Alfredo Garcia, explicou que o próximo passo é os representantes da usina abrirem licitação para iniciar a obra. O terreno do Hospital dos Olhos foi doado pela prefeitura e fica no Jardim Paraíso II. Terá capacidade de realizar 50 cirurgias de cataratas por dia e a projeção é atender moradores de 35 cidades da região. Os atendimentos serão gratuitos.
Para o presidente do instituto, a expectativa é de que depois de iniciada a obra seja concluída em um ano. O investimento será de R$ 2 milhões. “Temos garantido R$ 1,3 milhão de recurso oriundos do programa de apoio aos municípios afetados pela usina. O repasse é fruto de um acordo cooperativo de Sinop, que abriu mão de parte dos recursos que seriam transmitidos pela concessionária da Usina a título de mitigação do impacto social gerado pela obra”, disse Alfredo, em entrevista na central de jornalismo de Só Notícias.
Alfredo explicou que o dinheiro para equipar o hospital já está garantido. “Virá da Fundação Lions Clube Internacional, de emendas parlamentares e também doações de produtores de soja do Norte de Mato Grosso”, completou.
O presidente do Lions esteve reunido, há poucos dias, com a prefeita Rosana Martinelli e recebeu apoio do executivo para viabilizar o hospital. Ela garantiu que os recursos da compensação serão mantidos e lembrou, através da assessoria, que a construção do hospital em Sinop beneficiará diversas famílias que precisam se deslocar até Cuiabá para fazer cirurgias de catarata. “O que pudermos fazer para melhorar ao atendimentos na Saúde, vamos fazer. O Lions contribui com o município e nós queremos contribuir com eles. Quem ganha é a população”.