A Gerência Executiva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Sinop fez doação de 158 metros cúbicos de madeira (não beneficiada) ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de Sorriso, esta tarde. A carga foi apreendida em áreas de extração ilegal da reserva legal do Assentamento Ena, localizado no município de Feliz Natal, na última sexta-feira (24).
A caga esta avaliada em R$ 200 mil. A previsão é que a madeira seja usada para melhoria das instalações do campus em Sorriso e também em outras unidades no Estado. O termo de doção foi registado entre o chefe de fiscalização do Ibama, Eduardo Engelmann, agente ambiental federal, José Afonso da Costa Farias e pelo diretor geral da unidade, Carlos André Câmara.
Conforme Só Notícias já informou, a Polícia Federal e agentes Ibama prenderam seis pessoas acusadas de extração ilegal de madeira, neste assentamento. Além disso, houve apreensão de duas caminhonetes, quatro tratores, diversas motosserras e também cerca de 250 metros cúbicos de toras. Pelo menos três tratores e um veículo foram destruídos pelos agentes.
Segundo informações policias, os acusados foram presos em flagrante cortando árvores com a utilização de motosserras e tratores. A polícia investiga se a madeira extraída ilegalmente iria abastecer as madeireiras de Feliz Natal.