PUBLICIDADE

Gabinete de Comunicação do governo lamenta incidente com repórteres e pede informações para secretaria

PUBLICIDADE

A secretaria do Gabinete de Comunicação (Gcom) do Governo de Mato Grosso divulgou nota, no início da noite, lamentando o incidente envolvendo a equipe do site Olhar Direto, um agente prisional e policiais militares durante a realização de operação da Delegacia Fazendária, na manhã desta quarta-feira, na cidade de Várzea Grande, que resultou na detenção do repórter fotográfico Rogério Florentino, e também na abordagem do repórter Jardel Arruda. O Gcom, bem como toda a esfera do Governo de Mato Grosso, compreende a liberdade de imprensa e o livre exercício profissional dos jornalistas como direitos fundamentais e invioláveis, e vai solicitar às autoridades da Segurança Pública e Sistema Prisional a apuração dos fatos, narrados inclusive em boletins de ocorrência registrados por um dos jornalistas e pelo agente prisional, para verificar se houve excesso na atuação dos agentes públicos no caso.

Entretanto, esclarece que o repórter fotográfico abordou um agente prisional que estava conduzindo réu preso até o Fórum de Várzea Grande, onde seria submetido a Júri, confundindo-o com policial que participava de uma operação para apurar crimes de corrupção na prefeitura daquela cidade, o que causou o mal-entendido, uma vez que há normas e perímetro de restrição de acesso a réus presos, para proteção do custodiado pelo Estado, dos agentes públicos e do público em geral, dados os riscos inerentes à movimentação de presos.

A bem da verdade, a operação ocorrida nesta manhã foi executada por policiais civis lotados na Delegacia Fazendária, nas dependências da prefeitura, cuja área é contígua à do Fórum, o que pode ter contribuído para o engano do jornalista.

O Gcom esclarece, ainda, que os policiais militares que efetuaram a detenção do jornalista foram acionados por uma colega lotada no Fórum de Várzea Grande, em razão de suposta ameaça relatada pelo agente prisional, conforme Boletim de Ocorrência.

O secretário de Comunicação Kleber Lima acompanhou o caso desde que recebeu a notícia da detenção e recebeu os jornalistas envolvidos, acompanhados do seu editor, Lucas Bólico, para apresentar a solidariedade do Governo de Mato Grosso aos profissionais e anunciar o pedido de apuração dos fatos. O secretário convidou o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso (Sindjor) para participar do encontro, porém, a entidade não encaminhou nenhum representante.

A informação é do Gabinete de Comunicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...
PUBLICIDADE