PUBLICIDADE

Direção de hospital aponta que investigará mortes de quatro bebês em Sorriso

PUBLICIDADE

A diretora do Hospital Regional de Sorriso, Lígia Souza Leita disse, esta manhã, em entrevista coletiva, que abrirá processo investigatório para apurar as causas das mortes de pelo menos quatro crianças, nos últimos 10 dias. A gestora afirmou que, em todos os casos, os bebês chegaram em óbitos intra-útero. Dois por descolamento de placenta e os outros com histórico de mães que tiveram casos de feto morto do útero materno.

“O Hospital Regional recebe gestantes de 15 municípios, até mesmo de outras regiões. O natimorto eventualmente acontece mesmo. Nestes casos especificamente teve toda essa repercussão porque os bebês são de Sorriso. Todos eles as mães chegaeam no hospital com os bebês já em óbito intra-útero. Dois casos específicos,  a causa foi descolamento de placenta (prematuros). Por algum motivo houve o descolamento de placenta e os óbitos. Nos outros dois casos, um deles em especial de uma moça de 16 anos, terceiro filho, e tem um histórico de um natimorto anteriormente. Ela chegou em óbito encaminhada por um médico da rede básica de saúde. Inicialmente nós não sabemos os motivos”.

De acordo com a diretora, a mãe recebeu atendimento no último sábado, mas foi liberada porque não estava em trabalho de parto. “Ela esteve no dia 11 de março no hospital, foi atendida pelo nosso plantonista obstetra, devidamente avaliada e liberada porque não estava em trabalho de parto. Porém,  ela retornou no 13 já com óbito fetal. Nossa preocupação é que deve haver sim uma investigação por parte do município e Estado".

Lígia Souza explicou também que a unidade hospitalar realiza, em média, 120 partos mensalmente. “Neste mês, tivemos 87 partos de nascidos vivos. Nós acreditamos que seja uma fatalidade, algo fora do padrão [a morte desses bebês]. Não podemos dizer que está dentro da normalidade. Nossa média é de 2 a 3 natimorto por mês. Esse mês foi atípico. Por isso, tem que haver uma investigação sim. Até porque temos que levantar o histórico dessas mães também”.

Conforme Só Notícias já informou, nos últimos dez dias, quatro crianças morreram antes mesmo de nascer, no Hospital Regional de Sorriso. Constava nas certidões de óbitos registrados em cartório que um menino, uma menina, com 39 semanas e outros dois meninos de 27 e 36 semanas, tiveram morte fetal intra-útero, por motivos desconhecidos. Os médicos declararam, na última quinta-feira (9), a morte de uma criança do sexo masculino. No sexta-feira, outro menino nasceu sem vida. No domingo, uma menina morreu. Na última segunda-feira, faleceu outro menino. Todos foram sepultados em Sorriso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria anuncia adiamento da edição do Casamento Abençoado em Mato Grosso

A secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania anunciou,...

Caixa muda regras do financiamento imobiliário e passa exigir entrada maior

A partir desta sexta-feira, os moradores que financiarem imóveis...
PUBLICIDADE