sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Sefaz promove palestra sobre Escrituração Fiscal Digital em MT

PUBLICIDADE

Contribuintes e contabilistas da região Oeste do estado participaram na última sexta-feira (10) da palestra promovida pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) para discutir as mudanças relacionadas à Escrituração Fiscal Digital (EFD), contidas na portaria 07/2017. O evento foi realizado em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), durante a 5ª edição da Caravana da Transformação, no município de São José dos Quatro Marcos, e contou com a presença do governador Pedro Taques.

“A ideia de trazer esta ação da Sefaz para a Caravana da Transformação é que nós possamos abrir diálogo e superar a insegurança política, principalmente com os contabilistas que são aqueles que articulam dentro da Sefaz. É um momento de esclarecimentos para que dúvidas não possam mais existir”, pontuou Taques.

A secretária adjunta de Atendimento ao Cliente, Maria Celia de Oliveira, também participou do encontro e esclareceu que as alterações na EFD visam adaptar a legislação estadual ao praticado nos demais estados e dar celeridade ao processo de lançamento e monitoramento do arquivo digital. “Entendemos que a eletronização dos documentos e das obrigações merece atenção e por isso a Sefaz está disponibilizando sua equipe para tirar as dúvidas pertinentes”.

Durante a palestra, o gerente de Informações Econômico-Fiscais da Sefaz, Leonel Macharet, explanou ponto a ponto as mudanças trazidas pela portaria 07/2017. “A principal alteração é que, a partir do arquivo referente ao mês de janeiro, os contribuintes também devem declarar na EFD tributos e contribuições como ICMS devido a título de diferencial de alíquotas e Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza”, explica Leonel. Até dezembro de 2016, os contribuintes declaravam o valor do ICMS por meio dos sistemas normal e de substituição tributária.

Ele ressaltou ainda que ao preencher o registro de escrituração o contribuinte deve se atentar para o preenchimento correto do registro E116, principalmente referente ao código de arrecadação e período de referência, declarando as obrigações recolhidas pelo remetente e pelo destinatário.

O delegado da 24ª Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), de Araputanga, Aparecido José da Cunha, considerou a ação promovida pela Sefaz como inédita na região e de grande valia. “É muito importante para nossa classe contábil e também para a região receber esse tipo de evento, que trouxe uma integração de informações para os contabilistas muito boa e válida”, pontua.

Também participaram do evento os secretários Executivo e do Tesouro da Sefaz, Vinicius Saragiotto e Francisco Serafim, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ricardo Tomczyk, o secretário adjunto de Empreendedorismo da Sedec, Leopoldo Mendonça e a presidente da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Gercimira Ramos Moreira Rezende.

Região Oeste

Participaram da palestra contabilistas dos municípios de São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste e Araputanga, entre eles a equipe do Escritório Contábil e Imobiliária Jales que atua em duas empresas de materiais para construção do município de Mirassol D’Oeste.

Para o representante do escritório Jales, Carlos, com as explanações a complexidade da EFD ficou mais clara, reduzindo a possibilidade de erros ao preencher o documento. “Entendemos a necessidade das mudanças, mas qualquer alteração na legislação causa dúvidas, principalmente no que diz respeito a tributação e recolhimento do imposto. Não queremos trazer prejuízo nem para o fisco e nem para os contribuintes, por isso foi importante poder esclarecer todas as dúvidas”.

O contador elogiou ainda a iniciativa da Sefaz. “É importante para nós profissionais da área contábil poder contar com um canal aberto com a Sefaz. A gente precisa de apoio e suporte para esses momentos de dúvidas e manter o diálogo aberto com a classe é bom tanto para nós que somos profissionais quanto para os contribuintes”, ressaltou Carlos.

No mês de fevereiro a Sefaz reuniu mais de 300 profissionais da área de contabilidade da capital e interior para tirar dúvidas sobre as mudanças na Escrituração Fiscal Digital (EFD). O encontro foi realizado no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MT) e contou com a participação de várias empresas que levaram colaboradores para se inteirar das mudanças que estão sendo promovidas pelo governo do estado.

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE