PUBLICIDADE

Hackers invadem sistema de prefeitura no Nortão e prejudicam pagamento de servidores

PUBLICIDADE

 O sistema eletrônico da prefeitura de Nova Ubiratã (168 quilômetros de Sinop) foi invadido por hackers, durante o recesso de carnaval. De acordo com a assessoria, a ação criminosa comprometeu dados do setor de Recursos Humanos e prejudicou o pagamento dos servidores, que estava agendado para a última segunda-feira (27) e só foi feito esta tarde.

A invasão foi percebida por um funcionário, ainda durante o recesso. Conforme a assessoria, o trabalhador tentou acessar informações do sistema e se deparou com um aviso em inglês. A mensagem alertava que todos os dados haviam sido criptografados e dava instruções para reaver os arquivos. “Você tem que pagar em bitcoins (espécie de moeda virtual) para descriptografar”.   

Apesar do transtorno, a prefeitura não teve prejuízos financeiros com a invasão. A assessoria ainda informou que todos os arquivos haviam sido salvos previamente e não houve perdas. Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil investiga o caso. Esta foi a segunda vez que o sistema eletrônico da prefeitura de Nova Ubiratã foi invadido por hackers. A primeira foi em julho do ano passado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE