A secretária municipal de Finanças, Ivete Mallmann, esteve no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro, em reunião com o coronel aviador Paulo Eduardo Albuquerque Magella e com os engenheiros de uma empresa de engenharia, instaladora dos aparelhos no Aeroporto Municipal João Batista de Figueiredo.
Os encontros tiveram como objetivo esclarecer dúvidas e discutir qual o “próximo passo” após a homologação da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e dos Indicadores de Precisão de Trajetória de Aproximação (PAPI), que está sob análise do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), em Manaus.
“A homologação desses equipamentos é fundamental para Sinop e esse processo está em andamento como previsto no Cindacta IV, mas nós sabemos que precisamos melhorar ainda mais as condições do nosso aeroporto, por isso é importante sabermos quais os próximos passos para que essas outras melhorias aconteçam de forma mais célere”, explicou a secretária, por meio da assessoria.
Conforme a empresa de engenharia, após a análise dos documentos pelo Cindacta IV, é feita a emissão do Certificado de Aprovação de Projeto (CAP) e, com isso, inicia-se o processo de instalação da parte final do EPTA. Após essa finalização, é emitido um aviso de conclusão de instalação e o Cindacta IV inicia o preparo da equipe para a vistoria técnica no aeroporto de Sinop.
Feita a vistoria a equipe técnica do Cindacta IV emite uma Autorização Provisória de Operação (APO), que permite o uso dos equipamentos até que seja feita a publicação oficial da homologação da operação por instrumentos, pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Segundo a secretária, mesmo a homologação do EPTA e PAPI ainda estando na fase de análise, o Município já pode dar andamento a outros projetos para a melhoria do aeroporto, como é o caso do RNAV e das questões de segurança, que devem ser analisadas pela ANAC.
“A prefeita colocou essa questão do aeroporto como prioridade. Então, estamos verificando o que podemos adiantar de outros projetos e vamos nos adiantar. São procedimentos extremamente técnicos e nós temos acompanhar cada um com atenção. Além disso, já queremos nos preparar para a implantação do RNAV”.
O RNAV é um método de navegação que permite a operação da aeronave em qualquer curso desejado dentro da cobertura de sinais de navegação referenciados por estações ou dentro dos limites de uma capacidade de sistema auto-contido, ou uma combinação destes.
As informações são da assessoria.