O governo do Estado homologou a situação de emergência do município de Campo Novo do Parecis. O decreto assinado pelo governador Pedro Taques, secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, e secretário de Cidades, Wilson Santos, está publicado no Diário Oficial do Estado, que circula hoje.
De acordo com o documento, houve inspeção técnica por parte da Defesa Civil estadual constatando os desastres apontados pela equipe da prefeitura em várias áreas do município. O decreto tem validade de 180 dias ininterruptos e a prefeitura poderá receber recursos do governo federal e estadual para ajudar a população afetada e amenizar os prejuízos.
O prefeito Rafael Machado decretou situação de emergência no dia 11 deste mês após as chuvas fortes que atingiram o município, entre os dias 9 e 10. Aproximadamente 750 famílias ficaram desalojadas no bairro mais atingido, o Jardim das Palmeiras. Muitas precisaram ser retiradas às pressas de casa com uso de botes, barcos e caminhões pesados, devido ao alto volume de água. Ao todo, cerca de três mil famílias da cidade foram afetadas.
De acordo com dados da Defesa Civil, em 48 horas choveu no município mais do que o previsto para todo o mês. Também houve prejuízos para os produtores rurais da cidade, que ainda calculam os estragos nas lavouras.