O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, esteve no município de Diamantino, na última sexta-feira (17), para apresentar à população o Pró-Escolas, um Programa da Seduc que abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino, inovação e esporte, com foco na melhoria da aprendizagem e redução da evasão escolar.
Ao visitar as escolas da rede estadual da cidade, Marrafon firmou compromissos com os diretores para dar início a obras de revitalização e avaliar as possibilidades de se implantar o ensino em tempo integral. Após as visitas, a equipe da Seduc se reuniu com educadores no Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica (Cefapro).
“Para alcançar bons resultados, é necessário ter uma visão estratégica, um caminho para saber onde se quer chegar. Já começamos a colocar em prática algumas ações e, com união, valorizando cada profissional, vamos conseguir elevar a qualidade da Educação em nosso Estado”, pontuou Marrafon.
O secretário enumerou que, de início, a Seduc já possui um cronograma definido, validado pelo Ministério Público Estadual (MPE), para orientar a construção e reforma de 49 unidades de ensino em Mato Grosso; que, no período de um ano, a Secretaria aumentou o número de escolas em tempo integral de quatro para 15, e que o plano é elevar essa quantidade para 45, até 2018.
Marrafon anunciou ainda que, no próximo mês, deverá ser divulgado o edital do concurso público, que disponibilizará aproximadamente 5,8 mil vagas aos profissionais da Educação, de todos os níveis de formação.
“Vamos também expandir a oferta do ensino digital e teremos o primeiro estádio-escola de Mato Grosso, na Arena Pantanal, vocacionado às práticas esportivas, e que adotará o modelo de ensino em tempo integral”, destacou Marrafon.
Na avaliação do assessor pedagógico do município de Diamantino, o professor Cézar Spíndola, o Pró-Escolas “potencializa as políticas educacionais para o ensino público”, ao mesmo tempo em que se “revela exequível”.
“Quando se trata de iniciativas para melhorar a qualidade da Educação, não se pode pensar pequeno. Porém, é necessário que se tenha um bom planejamento, uma visão estratégica e o Pró-Escolas consegue responder bem a essas questões”, observou.
Participaram da comitiva da Seduc em Diamantino o secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira; o secretário-adjunto de Políticas Educacionais, Edinaldo Gomes de Sousa, e a secretária-adjunta de Gestão Escolar e Inovação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk.
Seduc Interativa
A visita da equipe da Seduc ao município de Diamantino faz parte do Seduc Interativa, uma iniciativa que, desde metade de janeiro, tem percorrido as cidades-polo do Estado para divulgar o Pró-Escolas e, principalmente, ouvir a população.
Como a professora Elci Bahia Batista, diretora da Escola Estadual Decio Luiz Furigo, que fica no distrito de Deciolândia, na zona rural, a 160 quilômetros de Diamantino.
Ela precisou acordar às 5h da matina para concluir os afazeres, chegar a tempo de assistir a apresentação do Pró-Escolas e falar com Marrafon. A motivação, segundo Elci, foi “a certeza de que seria atendida pelo secretário”.
“Desde que ele assumiu temos percebido mudanças na Seduc, por telefone e e-mail mesmo. Tudo tem sido mais ágil, acessível, como não era antes. Eu vim para cá porque sabia que teria a oportunidade de ganhar uma palavra de conforto, como a que tive agora”.
Ela se refere à reivindicação feita ao secretário, por uma ampliação na escola em que é diretora. Inaugurada em 1975, a unidade de ensino nunca foi reformada e precisa de um pavilhão novo para acomodar a demanda crescente de matrículas. Atualmente, a escola atende aproximadamente 320 alunos, entre Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Equipes da Seduc devem fazer uma vistoria na escola nos próximos dias.
Na próxima semana a Seduc Interativa estará presente em Alta Floresta, Matupá e Sorriso.
As informções são da assessoria.