A prefeitura já iniciou o atendimento da demanda reprimida para vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI). Apenas neste início de ano letivo 1,2 mil crianças da lista de espera já foram inseridas nas salas de aula. A secretária municipal de Educação, Veridiana Paganotti, explicou que esse atendimento foi possível devido a algumas escolas recepcionarem pré-escola (4 e 5 anos), o que possibilitou a abertura de vagas para até 3 anos nos CMEIs.
“Primeira meta é diminuir ao máximo essa fila de espera. O que é importante reforçar é que em Sinop nascem por ano 2 mil crianças, via Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, sempre vai haver demanda para as creches”, explicou a secretária, por meio da assessoria de imprensa.
Outra mudança que auxiliou na abertura de vagas nas creches do município é que agora as crianças ficam meio período nos centros educacionais. “Depois de resolvermos a demanda reprimida vamos para outro passo, que é estudar alternativas de retomar o período integral”.
Para atender o restante da demanda, à partir de março a previsão é de cinco novas unidades, com a conclusão das obras de construção de três creches e a locação de dois imóveis.
As aulas em Sinop iniciaram, na segunda-feira (13), para aproximadamente 15 mil alunos da rede pública municipal nas 17 creches e 19 escolas do município.