A criação da Delegacia de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso em Sinop foi criada em 2013, mas ainda não saiu do papel. Esse foi o objeto de uma indicação apresentada pelo deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), que explicou que, obedecendo aos parâmetros legais, a lei autorizando a implantação da delegacia determinava que as despesas decorrentes da efetivação ficariam a cargo do orçamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública e, por isso, não havia fixação de valores e prazos para investimentos.
“Minha solicitação ao governo da época era a criação de duas unidades especializadas, sendo a Delegacia de Roubos e Furtos e a da Defesa da Mulher. Felizmente a Derf, ainda que de forma provisória, já foi instalada, restando apenas a necessidade de efetivação da Delegacia da Mulher. Nossa urgência é por um espaço quer proporcione acolhimento, atenção especial em casos como de violência doméstica e abusos sexuais”.
A Delegacia Regional de Sinop é responsável por 26 unidades municipais que atendem 498.300 habitantes, sendo que 150 mil residem na cidade sede. Apesar de reunir uma quantidade expressiva de moradores, a regional não conta com nenhuma unidade especializada, em detrimento de regionais menores como Rondonópolis, Tangará da Serra, Cáceres e Barra do Garças.
A unidade solicitada é especializada no acolhimento dos crimes de violência doméstica e sexual praticados contra as mulheres, bem como as crianças e adolescentes, independente de sexo. Ainda efetua o atendimento aos idosos que necessitam de atenção especial em casos de maus-tratos, abusos e crimes conexos. Para que o serviço oferecido à sociedade seja completo, existe a necessidade de convênio com outros órgãos estaduais, municipais e faculdades, no tocante à assistência psicológica, social e outros profissionais específicos.