O mutirão contra a dengue, idealizado pela prefeitura, terá início nesta segunda-feira (30). O objetivo é eliminar e recolher potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal causador de doenças como a dengue, chikungunya e zika.
O trabalho, que visa uma cobertura de 100% da cidade, será dividido em duas frentes de combate, uma no setor Sul e outra no setor Norte. As equipes de trabalho serão compostas por agentes de endemias, fiscais sanitários e servidores das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Educação. Os trabalhos deverão ser feitos de forma intensificada e a ação segue até o mês de junho.
As esquipes da Saúde e Meio Ambiente nos dias 30 e 31 deste mês estarão no bairro Residencial Dauri Riva. No início do mês de fevereiro, nos dias 1 e 2, o mutirão segue para a limpeza do bairro Maria Vindilina. Os servidores e maquinários da Secretaria de Obras estarão no bairro Gente Feliz na segunda-feira (30), para limpeza de bocas de lobo e valetões.
Lembrando que as ações seguirão pelos meses de março, abril, maio e junho e que os primeiros bairros a receberem o mutirão de limpeza e combate à dengue, no mês de março, serão os bairros Jardim Violetas e Residencial Jequitibás.
Para conseguir reduzir o índice de infestação pelo Aedes aegypti para menos de 1%, a prefeitura contará com importantes apoios, como a Aeronáutica, o Corpo de Bombeiros, o Tiro de Guerra, a Polícia Militar, Reeducandos e a sociedade civil voluntária.
Na região central, a ação ficará por conta da população conscientizada, é claro, e das entidades parcerias, como a Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e equipe técnica da prefeitura.
Os principais sinais e sintomas em geral provocados pela picada do mosquito infectado são dor nos olhos, dor de cabeça, febre, dor nas articulações, manchas avermelhadas, dor muscular, perca de peso, náuseas e vômito.