A equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) levará atendimento técnico e palestras sobre educação ambiental, licenciamento e sustentabilidade à Jaciara (região Sul), durante a Caravana da Transformação. O evento contará ainda com a distribuição de mudas e emissão de carteira de pescador amador.
A caravana começou hoje e segue até o dia 3 de fevereiro. As atividades da Sema começarão às 9h de sexta-feira (27) com uma palestra voltada para as políticas públicas de educação ambiental, que abordará assuntos relacionados à conservação/preservação do meio ambiente, descarte correto do lixo, malefícios das queimadas, entre outros.
A partir das 14h, o tema do encontro será como implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e os seus benéficos para o local de trabalho. A programação continua no sábado (28.01), às 10h, com uma discussão em torno da descentralização da gestão ambiental. Atualmente dos 141 municípios de Mato Grosso, apenas 37 estão descentralizados, sendo quatro desses da região sul do Estado: Jaciara, Campo Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis.
A Sema disponibilizará 40 vagas para cada palestra. Conforme a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Vânia Marcia Montalvão Cézar, a proposta é orientar a população de Jaciara e de municípios adjacentes sobre a importância de discutir as questões ambientais e entender que a preservação do meio ambiente natural é questão indispensável para a continuidade da vida humana sobre a Terra.
“Nosso objetivo é mostrar as pessoas que o uso dos recursos naturais com responsabilidade e sustentabilidade, além de propiciar os recursos disponíveis por mais tempo, permite ainda um ganho em qualidade de vida e uma melhoria financeira das populações”.
Em 2016 a Sema atendeu cerca de 1,2 mil pessoas durante as Caravanas da Transformação realizadas em setembro e novembro nos municípios de Peixoto de Azevedo e Canarana, respectivamente. A maioria delas participou das palestras realizadas pela secretaria para esclarecer dúvidas sobre a legislação ambiental, educação ambiental e pesca. Durante os dois eventos também foram emitidas 236 carteiras de pescador amador e doadas 3,6 mudas de árvores.