O lançamento da campanha de combate à dengue ocorreu na câmara de vereadores, esta tarde. A retirada de entulho e lixo acumulados na área urbana começa na segunda-feira (30). A coleta será realizada em todos os bairros nos próximos 90 dias. A lista com o nome das localidades e o dia de coleta ainda serão divulgadas pela prefeitura. O trabalho será em parceria entre as Secretarias de Saúde, Obras e entidades.
“Pedimos a colaboração e a participação de todos. A cidade é nossa e temos que cuidar. O mutirão é uma forma de prevenção para que não tenhamos mais casos de dengue. A coleta será escalonada por bairro. A população será avisada um dia antes”, disse a prefeita Rosana Martinelli.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Manoelito Rodrigues, no ano passado, os mutirões realizados em parceiras com as forças militares reduziram em pelo menos 50% a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. “Está provado o benefício que o mutirão traz ao município. A Secretaria de Saúde colocará toda a estrutura para trabalhar neste mutirão. Além disso, nos locais em que os agentes encontrarem algum foco o morador será notificado e poderá ser multado. A Vigilância Sanitária terá autonomia e serão multados de acordo com a normativa do município”.