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Especialista aponta equipamentos necessários para reduzir cancelamentos de voos em Sinop

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O especialista e instrutor de voos, Otávio Fréo, disse, em entrevista, ao Só Notícias, que os Indicadores de Precisão de Trajetória de Aproximação (PAPI) instalados, há mais de nove meses, no aeroporto municipal presidente João Figueiredo não resolverão o problema do cancelamento de pousos das aeronaves. Na última semana, houve vários casos de aeronaves comerciais que não conseguiram pousar. Ontem (domingo), também.  “Definitivamente não resolve os problemas das aeronaves conseguir pousar. O Papi apenas tem a função de ajudar o piloto fazer uma rampa ideal e enquadramento do eixo da pista. Ou seja, fazer o alinhamento da aeronave e fazer o toque na cabeceira pista. Porém, o equipamento é apenas luzes. Apesar de serem fortes continua havendo a necessidade do piloto conseguir enxergar elas para fazer a aterrisagem".

Ele explicou que se chover e o piloto não tiver a visualização adequada do enquadramento da pista com as luzes, continuarão voltando aeronaves ao aeroporto de onde saíram – como vem ocorrendo com aeronaves de companhias aéreas que operam em Sinop.  "Se o tempo tiver ‘fechado’ não vai resolver o problema de cancelamento de voos. Poderá amenizar quando houver uma ‘nuvenzinha’ pequena ou à noite, por exemplo. Porém, é apenas um auxílio que ainda continuará dependendo do piloto fazer o pouso manualmente. Infelizmente, o Papi é uma grande ilusão. Mesmo com este equipamento homologado e operando não vai mudar em nada a situação do aeroporto”, apontou.

Segundo Fréo, existe um procedimento conhecido como Navegação de Área (Rnav) – (Random Navigation, em inglês) – de baixo custo, que permite a operação ao longo de qualquer rota dentro da cobertura de auxílios à navegação baseados em uma estação de solo. “Para resolver é simples, instalar o procedimento chamado Rnav. No país e no mundo estão sendo instalados. É um procedimento que reduz os custos para instalação e não precisa colocar antenas no solo. O Rnav, é um procedimento de marcação através do Global Positioning System (GPS). Toda aeronave que tiver o aparelho, estando homologado o sistema o piloto vai conseguir localização e pouso automaticamente", disse.

O piloto e instrutor de voos explicou ainda que o procedimento de homologação de Rnav é o mesmo feito com o Papi pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta). Porém, exige menos tempo e resolverá definitivamente o problema de cancelamento de voos no aeroporto de Sinop. Não há uma estimativa do valor total para compra e instalação. “A Aeronáutica faz um levantamento do relevo da área e vão desenhar uma carta, que possibilitará aproximação das aeronaves da pista de pouso através de posição geográfica e aparelhamento. Porém, é um procedimento que precisa ser homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). É o mesmo sistema que estão querendo implantar no aeroporto de Sorriso. Se tivesse, por exemplo, o Rnav e PAPI acabaria 100% com os cancelamentos de voos”.

Conforme Só Notícias já informou, os equipamentos foram adquiridos, em março do ano passado, por aproximadamente R$ 460 mil, pagos pela Colonizadora Sinop, que doou para o município. A iluminação foi instalada nas laterais da pista do aeroporto e devem ajudar os pilotos a saber se as aeronaves estão em altitudes corretas para aterrissagem.

“Os equipamentos estão instalados, mas só podem ser utilizados quando estiverem homologados. O prazo é definido pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta). O processo está tramitando e não existe um prazo exato para que eles façam essa liberação”, disse, anteriormente, o supervisor do aeroporto, Lindomar Costa, ao Só Notícias.

(Fotos : Só Noticias/arquivo)

 

 

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