A primeira fase do Sorriso em Ação começou hoje com a operação de limpeza da cidade, manutenção de estardas vicinas para transporte da safra de soja, tapa buracos, limpeza e recuperação de órgãos públicos e outras atividades ligadas à administração. O prefeito Ari Lafin (PSDB) fez o lançamento do programa, na secretarias de Obras e Transportes, e disse que está sendo analisado um calendário contínuo de limpeza e de gerenciamento do lixo no município e pediu a união da população na realização do mutirão que vai até a próxima sexta-feira. Ele também informou que haverá também um trabalho de conscientização a longo prazo.
O mutirão de limpeza da cidade é feito em parceria público/privada e com a Associação de Beneficiários do Asfalto Sorriso e Ipiranga do Norte (APASI), Sindicato dos Produtores Rurais, além de agricultores e empresários locais que cederam maquinários e combustível e apoio de vários voluntários e dos agentes municipais de transito. "Agradecemos o apoio de todos os parceiros, de toda a comunidade que está empenhada nesse programa", salientou o prefeito.
As equipes estão limpando, simultaneamente, várias ruas após mapeamento dos locais onde há muita sujeira e também onde tem lixo que serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, que trasmite três doenças. Hoje os trabalhos estão concentrados nos bairros Pinheiros I, Alvorada, Setor Leste, Benjamim Raiser e Jardim Bela Vista. Outros locais, como o São Francisco, Industrial I e II, Aliança I e II, Jardim América, Jardim Itália, Jardim Amazonas, Jardim Primavera, Village, Parque Universitário, Taiamã e Alphaville também constam do cronograma, informa a assessoria.