A iniciativa de um servidor penitenciário deu início a um campeonato de futebol em uma das maiores penitenciárias de Mato Grosso, a Major PM Eldo Sá Correa, mais conhecida como “Mata Grande”, localizada em Rondonópolis. O agente Hildo Galvão teve a ideia de organizar um torneio interativo que contou com a adesão de 75 recuperandos. Todos foram beneficiados por apresentar bom comportamento.
“Eles receberam capacitação profissional e realizam trabalhos intra e extramuros em diversos locais e com diversos parceiros como empresas privadas e públicas, a exemplo da Centroeste, Pavimat Construtora, Labrotec, Polícia Federal”, disse o diretor da unidade, Ailton Ferreira.
“O futebol é uma linguagem universal, uniu o mundo, fez pausas em guerras. Pessoas de todas as idades, raças e sexos vibram extasiados não somente com seus grandes ídolos e seu imenso talento, mas também com partidas de várzeas”. A análise é da pedagoga da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Creuza Rosa Ribeiro.
O objetivo foi proporcionar aos recuperandos um momento de lazer e confraternização entre os que laboraram durante todo o ano passado e demonstraram responsabilidade e comprometimento no desenvolvimento de suas atividades, correspondendo de maneira proativa as oportunidades recebidas, o que tem refletido, de forma positiva, em seu processo de ressocialização e preparação para o retorno à sua família e o convívio em sociedade.
O evento aconteceu no campo de futebol dos servidores, que fica anexa a unidade. Para que a comemoração acontecesse foi necessário o envolvimento da direção, dos agentes e servidores de diversos setores, bem como da Associação dos Servidores e empresas parceiras.
Após a entrega da premiação foi servido um almoço, preparado pela Associação dos Servidores Penitenciários da unidade.