Durante três anos, um sinal do avanço na área de segurança pública foi a renovação da frota tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Judiciária Civil. No período, foram entregues 900 veículos para ação preventiva e ostensiva, ou, como afirma o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, a troca de carros chegou a 70% da frota em uso no Estado, índice jamais alcançado.
O governador Blairo Maggi e autoridades do setor entregaram 337 veículos novos e equipados para policiamento neste mês. “Muita gente diz que não se faz atividade policial só com veículo, armas e homens. Mas o veículo é ferramenta de extrema importância, pois dá mobilidade aos nossos órgãos de segurança pública”, aponta o secretário.
Outro recorde da gestão Blairo Maggi, diz o secretário, é que pela primeira vez todos os municípios do Estado receberão pelo menos um carro, seja por meio da Polícia Civil ou da Polícia Militar.
“Em Mato Grosso não investimos somente em veículos, mas na compra de combustível, informatizamos o sistema de comunicação para responder com mais agilidade às demandas da sociedade e capacitamos nossos policiais”, resume o governador, sobre algumas ações levadas adiante pela sua administração para oferecer serviço de qualidade à população na área de segurança pública.
A aquisição dos veículos pelo Governo, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), só foi possível com redução de gastos na instituição e na eficiência do uso dos recursos arrecadados, atesta o presidente do órgão público, Moisés Sachetti.A compra dos veículos foi realizada por meio do pregão, uma modalidade de compra pública que reduz custo final de produtos. Somente com a compra dos veículos entregues na semana passada foram investidos R$ 13,355 milhões.
Algumas das viaturas foram adquiridas em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e outros órgãos do Governo Federal. A destinação de investimentos claros para dar condição de trabalho para policiais cuidarem da segurança da população é um projeto traçado pelo Governo Estadual desde 2003.
Em alguns municípios, registra o secretário, antes da atual administração era comum falta de combustíveis para trabalho diário de policiais. Sem contar a frota velha em uso. “No caso dessas viaturas, todos sabem da situação passada, quando isso se constituía em um dos grandes problemas da nossa polícia”, relembra o secretário.
Na lista de veículos repassados aos municípios estão motocicletas, ônibus, microônibus, carros de pequeno porte, pick-up e furgão. Entre os veículos a serem utilizados pela segurança consta ainda um guincho