PUBLICIDADE

Deputados estaduais começam a limpar a pauta e votam sete projetos

PUBLICIDADE

Em ritmo de ´limpa pauta´ para a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) – 2006, os deputados estaduais aprovaram, durante sessão hoje, propostas de lei – entre projetos do Legislativo e Mensagens do Executivo. Vindo do Governo do Estado, sete matérias foram apreciadas em plenário, além de dez Projetos de Leis de autoria parlamentar, seis Projetos de Resolução e ainda um Projeto de Emenda Constitucional.

Entre os parlamentares, o vice-presidente da Mesa, deputado Zeca D’ Ávila (PFL), se destacou com a apresentação de cinco propostas. Em segundo, Nataniel de Jesus (PMDB) com quatro projetos apresentados e acatados. O presidente da AL, deputado Silval Barbosa (PMDB) e o primeiro secretário, José Geraldo Riva (PP) tiveram duas propostas aprovadas cada um. Os deputados João Malheiros (PPS), José Carlos de Freitas (PFL) e Carlos Brito (PDT), todos tiveram uma proposta aprovada.

As matérias não foram direcionadas a áreas específicas e ampliaram as discussões durante a sessão. O projeto de lei, de autoria do pedetista Brito, que altera a redação do artigo 3º da Lei 7.805, de 05.12.02, versa sobre a anexação ao Município de Santa Rita do Trivelato, de área territorial desmembrada do Município de Rosário Oeste, teve pedido vista requerido pelo deputado Humberto Bosaipo (PFL).

O presidente Barbosa também teve aprovado projeto de lei que prorroga os efeitos da Lei 8.314, de 19.04.05, que dispõe sobre a isenção de ICMS nas operações com veículos, máquinas e equipamentos novos, destinados ao Poder Executivo dos municípios mato-grossenses. A proposta aprovada vai à segunda avaliação dos parlamentares.

Outra matéria retirada de votação, por pedido de vista, desta vez sob intervenção do deputado Joaquim Sucena (PFL), foi a que disciplina a cobrança pelos serviços realizados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A mensagem 115 será discutida com o secretário da SEMA, Marcos Henrique Machado.

O Projeto de Emenda Constitucional aprovado pelos deputados, na sessão plenária desta quarta-feira pela manhã, trata de criação de cargos do Ministério Público Estadual no Tribunal de Contas de Mato Grosso. A matéria aprovada foi ao expediente e aguarda sanção do governador Blairo Maggi (PPS).

Uma das propostas de Nataniel de Jesus aprovada é a que torna de conhecimento público os locais que já serviram como sede ao Parlamento do Estado de Mato Grosso. O projeto foi aprovado em segunda votação.

Mensagens
Mensagem 85 que dispõe sobre a isenção do valor das inscrições dos concursos públicos no âmbito do Estado de Mato Grosso. Foi pedida inversão de pauta e retirada de votação.

A mensagem 98, dispõe sobre a extinção do Fundo Estadual de Educação – FEE, foi aprovada em primeira.

A mensagem 99, dispõe sobre o quantitativo de cargos que compõem a Carreira dos Profissionais da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, foi aprovada em primeira.

Mensagem 106 foi aprovada em primeira. O projeto de lei altera a Lei 6.338, de 03.12.93, que dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal no Estado de Mato Grosso.

Já a mensagem 111 altera dispositivos da Lei 7.098, de 30.12.98, que consolida normas referentes ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias sobre Prestações de Serviços de transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, aprovada em primeira.

Outra proposta que entrou em pauta foi a mensagem 115. Ela disciplina a cobrança pelos serviços realizados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA. Mas o projeto recebeu vista do deputado Joaquim Sucena, para ser discutido com o secretário da SEMA, Marcos Machado.

Também foi aprovada, em primeira, a mensagem 116 que cria o Fundo de Desenvolvimento Estrutural e Social do Estado de Mato Grosso – FUNDESMAT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE