PUBLICIDADE

Roberto Jefferson entra com ação no STF e tenta voltar à Câmara dos Deputados

PUBLICIDADE

O deputado cassado Roberto Jefferson ingressou nesta segunda-feira no STF (Supremo Tribunal Federal) com recurso na tentativa de retomar seu mandato de parlamentar pelo Rio de Janeiro.

No mandado de segurança, os advogados de Jefferson pedem a concessão de liminar que garanta seu retorno à Câmara dos Deputados. Os advogados querem que o Supremo reconheça o ‘direito-dever de denúncia’ de Roberto Jefferson ao dizer que havia o pagamento de ‘mensalão’ a deputados da base governista.

No dia 14 de setembro, por 313 votos a 156, Jefferson foi cassado porque a denúncia não teria sido confirmada pelas investigações do Conselho de Ética e das CPIs. De acordo com os advogados, Jefferson não poderia perder o mandato porque sua denúncia está vinculada à atividade parlamentar, definida no artigo 53 da Constituição Federal.

No mandado de segurança, os advogados de Jefferson argumentam que o ex-deputado não teve direito à ampla defesa no processo aberto contra ele pelo PL por quebra de decoro. A defesa argumenta que o Conselho de Ética teria incluído fatos novos no processo sem que Jefferson pudesse se defender. O fato teria sido comunicado à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.

O ministro Carlos Velloso pediu informações sobre o caso à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, à Comissão de Constituição e Justiça e ao Conselho de Ética. As informações servirão de base para o julgamento do mandado de segurança.

Os advogados de Jefferson ingressaram com mandado de segurança no dia da cassação. Tentavam com isso barrar a votação no plenário. Os advogados afirmaram que desistiram da ação para ingressar com este novo mandado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...

Viaduto da BR-163 em Nova Mutum será inaugurado dia 20 com show nacional

O prefeito Leandro Felix e o governador Mauro Mendes...
PUBLICIDADE