Os vereadores de Sinop vão encerrar os trabalhos legislativos com uma pauta extensa. São quatro Projetos de Lei, duas Moções de Aplauso e sete Indicações, além de oito pareceres e uma Emenda Modificativa. A última sessão ordinária do ano terá início às 20 horas, no plenário Jorge Abreu.
Outros cinco Projetos de Lei serão encaminhados as comissões. Entre eles estão o que institui o vale transporte para servidores públicos municipais e o que cria a Unidade de Coordenação Técnica (ECT), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. A UCT irá gerenciar o projeto Pró-Saneamento que trata sobre a construção da rede de saneamento básico (esgoto) em Sinop.
Os vereadores irão votar na próxima sessão o projeto que determina a cobrança do uso de vias e terrenos públicos feito por empresas prestadoras de serviços como energia elétrica, telefonia e telecomunicação. Os vereadores José Pedro serafini (Pedrinho/sem partido), presidente da Câmara, e Juarez Costa (PMDB), primeiro secretário, são autores da proposta e pretendem regulamentar do uso de vias públicas.
O projeto que proíbe a cobrança da taxa de religação do fornecimento de água tratada será votado em primeira votação. Na sessão passada, o autor, vereador Valdemar Júnior (PPS), pediu para fosse retirado de pauta para uma nova análise e agora está reapresentando o projeto.
Os critérios para publicação dos atos municipais na imprensa escrita do município serão feitos pela imprensa oficial que será determina por meio de licitação. O projeto, de autoria do vereador Juarez Costa, visa regulamentar a contratação do veículo de comunicação prestador.
O projeto que obriga a construção de quadras poli-esportivas cobertas nas novas escolas municipais, do vereador Gilson de Oliveira (PP), vice-presidente, também será votado em primeira votação. O vereador também apresentou três indicações: a que pede implantação de rede de água tratada no bairro Jardim Umuarama I, a inclusão do Residencial Terra Rica na rota da coleta de lixo, e a que pede implantação de estacionamento no canteiro central das avenidas Tarumãs e Sibipirunas.
A vereadora Sinéia Abreu (PSDB), apresentou a indicação que pede a criação da rede de proteção às crianças, adolescentes e mulheres em situação de violência.
A implantação de um posto der Atendimento ao Turista na Rodoviária e a instalação de um Posto Policial no bairro Jardim das Nações II foram as indicações apresentadas pelo vereador Chicão do Varejão (PFL).
E o vereador Mauro Garcia (PPS), segundo secretário, está solicitando a urbanização da praça P-5, localizada no cruzamento das avenidas Ingás, Jequetibás e Ipês.
As Moções de Aplauso serão entregues a atleta Lígia Zobolçi, pela trajetória esportiva de sucesso e ao comandante do Comando de Operações Táticas (COTAR) da Polícia Militar, major Antonio Mário da Silva Ibanez Filho, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
Durante a sessão, também serão homenageados os diretores Zeno Schneider, TV Capital, e Roberto Doerner, TV Cidade, pela realização das campanhas “Natal Sem Fome” e “Abra as portas do seu coração e estenda a mão a quem precisa”, respectivamente, o site de Só Notícias, por ter recebido o prêmio Destaque do Ano, e os atletas Victor Bonicontro e Bruno Venturi pela conquista do Campeonato Intermunicipal de Kart.