O candidato a prefeito pela coligação União Democrática Araputanguense, Vano José Batista (PP), venceu hoje (domingo) a disputa pela Prefeitura do município de Araputanga. O candidato obteve 57,09 por cento dos votos, ou seja, 4.708 votos. O candidato derrotado, Sidney Pires Salomé (PMDB), da coligação União e Trabalho, obteve 42,91 por cento dos votos, ou seja, 3.539 votos. A diferença de Vano para Sidney foi de 1.169 votos.
Dos 9.840 eleitores inscritos para a eleição, registrou-se o comparecimento de 97,18 por cento, ou seja, 8.247 eleitores.
A eleição de outubro de 2004 de Araputanga foi anulada porque o candidato a prefeito Vano José Batista (PP), da coligação União Democrática Araputanguense, foi cassado em denúncia de compra de votos. Vano tinha obtido mais da metade dos votos válidos e a anulação dos seus votos provocou a realização da nova eleição. A cassação se deu com base no artigo 41-A da Lei 9.504/97, que prevê como penalidade a cassação do mandato e multa. Recente decisão do TSE fixou o entendimento de que a cassação com base nesse dispositivo não enseja inelegibilidade. Mas Vando consseguiu ser candidato novamente e venceu as eleições neste domingo.
A Justiça Eleitoral estipulou um calendário eleitoral de 37 dias para a realização da campanha. Além da movimentação dos dois candidatos a prefeito, Araputanga conviveu nesse período com a presença de personalidades como o governador Blairo Maggi, o senador Jonas Pinheiro, os ex-governadores Jaime Campos e Carlos Bezerra, o prefeito de Cuiabá Wilson Santos, diversos deputados federais e estaduais, vereadores da Capital e cidades vizinhas etc, todos pedindo votos para os candidatos a prefeito. O pleito eleitoral movimentou Araputanga, que tem apenas 9.840 eleitores.
Em praticamente todos os dias foram realizados comícios, alguns com a presença de artistas regionais e nacionais. “Para evitar quaisquer incidentes usamos como estratégia realizar de duas a três reuniões por semana com candidatos ou coordenadores de campanha. Com isso, o processo eleitoral foi democrático e transparente, pois buscamos sempre o acordo entre as duas coligações”, disse o juiz.
Araputanga está no sudoeste do Estado de Mato Grosso.
Faz limite com Rio Branco, Indiavaí, Reserva do Cabaçal, Barra do Bugres, São José dos Quatro Marcos e Jauru.Está a 350 quilômetros de Cuiabá e a 150 de Cáceres.