O pedido para a criação de mais uma Zona Eleitoral em Sinop foi aprovado nesta segunda-feira, pelos vereadores, durante a 37ª sessão. O principal argumento para o pedido foi o alto número de eleitores. Segundo último levantamento feito pelo Cartório Eleitoral de Sinop, nos seis municípios que compõem a 22ª Zona Eleitoral são 86.562 mil eleitores. Fazem parte do colégio eleitoral os municípios de Sinop, Santa Carmem, Cláudia, Vera, Feliz Natal e União do Sul.
A indicação foi apresentada pelos vereadores José Pedro Serafini (Pedrinho/sem partido), Gilson de Oliveira (PP), Juarez Costa (PMDB), Mauro Garcia (PPS), Tião da São Camilo (PMDB), Sinéia Abreu (PSDB), Jorge Muller (PSDB) e Betão (PFL) e aprovada por unanimidade.
Ainda esta semana, o documento será encaminhado ao presidente do Tribunal Regional (TRE) de Mato Grosso, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, para analisar o pedido.“Os argumentos apresentados são fortes e temos certeza que o desembargador deverá tratar do assunto com carinho”, ressaltou Pedrinho.
Entre as justificativas apresentadas estão a centralização de distribuição de urnas eletrônicas para demais zonas eleitorais da região como Sorriso e Lucas do Rio Verde, acúmulo de serviços para apenas um juiz eleitoral e as novas instalações do cartório eleitoral que, segundo os vereadores, tem capacidade para abrigar uma nova zona Eleitoral. “No mês de outubro próximo passado a Justiça Eleitoral de 22ª Zona inaugurou as instalações físicas de sua ampla e própria sede que, frize-se, possui capacidade plena para abrigar e sediar um segundo Cartório Eleitoral”, traz o texto da justificativa apresentada.
O presidente da Câmara acredita que para as eleições de 2006 Sinop tenha uma nova Zona Eleitoral para atender os mais de 80 mil eleitores.