PUBLICIDADE

Definido projeto de desenvolvimento sustentável em distrito de Sorriso

PUBLICIDADE

O distrito de Boa Esperança – 150 km de Sorriso -, já está vivenciando o Projeto Ambiental Gota Vida, que tem como objetivo geral preservar o Salto Magessi, promovendo o desenvolvimento auto-sustentável no distrito de Boa Esperança e região.
Entre outras atividades o projeto vai pesquisar sobre a história do distrito e seus moradores, coletar material para acervo de fotos e objetos antigos encontrado no distrito, realizar o estudo bibliográfico da APA (Área de Proteção Ambiental) e região, planejar o uso racional do Salto Magessi com projeto turístico, divulgar a cultura regional através da arte, gastronomia, festas tradicionais e eventos e manter intercâmbio com entidades ecológicas, órgãos públicos e privados para viabilizar recursos e assistência técnica.

O projeto foi idealizado pela Escola Municipal de Boa Esperança visando o desenvolvimento da região e utilizando o potencial turístico do Salto Magessi e rio Teles Pires. O projeto foi apresentado pelo corpo docente da escola na semana passada. O Salto Magessi já é considerado APA (Área de Proteção Ambiental), já demarcada e instituída em lei desde 20 de dezembro de 2002, com 7.846,2420 hectares. “Diante disso torna-se imprescindível o estudo detalhado da região com o intuito de buscar alternativas que contribuam para o desenvolvimento e ao mesmo tempo protejam o meio ambiente”, destacam os autores do projeto.

O projeto A – Micro desenvolvimento, inclui 5 subprojetos elaborados pelos alunos e orientados pelos docentes com o apoio das autoridades públicas e comunidade em geral do Distrito Boa Esperança: Projeto inventário (registro de dados de Boa esperança), Projeto Casa da Memória (resgate da história da Boa Esperança),Projeto Hortalimpa (produção de hortaliças e asseamento do espaço físico da E.M.B.E), Projeto Artemão (artesanato), Projeto Fanfalixo (Grupo Rítmico), Projeto Lixo Zero (coleta seletiva de lixo), Projeto VET – Vida em Trânsito (sinalização do trânsito).

Já o projeto B – Macro desenvolvimento, envolve as ações que necessitam de maiores recursos financeiros e um conhecimento técnico especializado, e que não dependem somente da ação e boa vontade da comunidade educativa da Escola Municipal Boa Esperança. São projetos que causarão impacto positivo em todas as áreas sociais e econômicas na vida da comunidade. Incluem:

1. -Centro de Pesquisa da Bioflora (horto florestal).
2. – Implantação do aterro sanitário.
3. -Implantação da rede de esgoto.
4. – Implantação da rede de galerias pluviais.
5. – Pavimentação asfáltica do Distrito de Boa Esperança
6. -Estudo bibliográfico da APA.
7. -Centro de Estudo Regional da Fauna do Médio Norte Matogrossense (zoo).
8. -Projeto Eco-Turismo (turismo com o aproveitamento dos recursos naturais da região).
9. -Centro Regional de Estudo Hidrobiológico do Médio Norte Matogrossense (aquário).
10. – Construção de um mirante próximo ao Salto Magessi

Todos os recursos necessários para a elaboração e execução destes projetos tanto macro quanto micros serão obtidos através de parcerias com empresas públicas e privadas bem como associações e ONGs, comprometidas com a preservação do meio ambiente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...
PUBLICIDADE