PUBLICIDADE

Blairo abre feira e incentiva empreendedorismo entre jovens

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi abriu ontem à noite a Feira do Empreendedor, mostra de negócios, capacitação e iniciativas bem-sucedidas organizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sebrae/MT no Centro de Eventos do Pantanal. Em seu discurso, o governador convocou os mato-grossenses a não terem medo e serem empreendedores, principalmente os jovens, para ativar negócios em vários setores da economia de Mato Grosso.

O governador agradeceu ao presidente nacional do Sebrae, Paulo Okamoto, a parceria que a instituição tem feito com o Governo para o desenvolvimento de Mato Grosso. Okamoto disse que por estímulo do governador, em um dos seus discursos sobre a urgência da vontade política nas pessoas, o Sebrae Nacional vai analisar no dia 24 deste mês autorização para a organização efetivar convênio com a Comunidade Andina das Nações (CAN) a fim de fomentar negócios na fronteira. A feira se estende até domingo (13.11) e vai reunir conhecimento sobre tecnologia, crédito, informação, palestras, oficinas, fornecedores e máquinas.

“Esta é uma feira importante para todos os mato-grossenses, em particular os jovens, que podem ter oportunidade de ter contato com algo diferente, que pode mudar nossas vidas “, disse o governador. “Talvez aqui os jovens que pensam em empreender e têm medo, com curso, contato, conversa e informação, possam perder esse medo. A feira abre perspectivas das pessoas perderem o medo e se capacitarem, abrirem empresas para ultrapassar a barreira de 24 meses de existência”, apontou Maggi sobre o período de boa parte de micro e pequenas empresas fecharem as portas.

Para incentivar a colocação em prática de idéias como negócios, o governador disse que o Governo do Estado instalou na feira um Ganha Tempo Empresarial, um estande onde os futuros empresários têm informações centralizadas para abrirem uma empresa. “Estou entre os 99,9% que começaram pequeno, com uma idéia, um desejo”, contou sobre experiência da sua família para construir de uma pequena empresa um grande conglomerado empresarial. “Para ser grande empresário, precisa ser micro, pequeno empresário. Com o tempo a vida vai dando experiência, a gente vai conhecendo melhor a atividade”.

Além de palestras e exposição de casos de empreendedorismo, a feira terá nove eventos paralelos. Como Capacitação de Vereadores, Encontro de Associações Comerciais de Mato Grosso, I Encontro Estadual dos Secretários Municipais de Indústria e Comércio; I Encontro Estadual dos Secretários de Planejamento; Encontro de Incubadoras do Estado de Mato Grosso; Encontro Estadual de Empretecos; Encontro Nacional de Técnicos do Artesanato e Premiação do Prefeito Empreendedor. Haverá ainda o Lançamento do Caderno de Tendências de Jóias 2006. A feira tem entrada franca e vai funcionar das 10 às 22 horas. O governador chamou a atenção para a qualidade e pessoas batalhadoras que fazem artesanato em Mato Grosso, inclusive para exportação.

Após inauguração, o governador percorreu oito estandes da feira, por cerca de 50 minutos, acompanhado do presidente nacional do Sebrae; da primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT, Jandir Milan. Eles, junto com outras autoridades, entre elas, o presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, participaram da abertura da feira.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – Outro destaque da Feira do Empreendedor será a Exposição Fotográfica “Três Anos que Mudaram Mato Grosso”, localizada na Tenda Jovem – Profissões do Agora. Um retrato do registro diário dos fotógrafos Edson Rodrigues, Ednilson Aguiar, Guilherme Filho, Lenine Martins, Marcos Bergamasco e Marcos Negrini no acompanhamento da ações e políticas do Governo do Estado. A exposição foi montada pela Secretaria Estadual de Comunicação (Secom-MT).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE