A Assembléia Legislativa pode votar hoje o projeto de lei que autoriza a SEMA- Secretaria Estadual de Meio Ambiente- a emitir os projetos de manejo sustentável para as indústrias madeireiras extraírem toras e fazer o beneficiamento de madeira. O secretário Marcos Machado esteve, pela manhã, na Assembléia, pedindo apoio dos deputados para que o projeto seja votado em caráter de urgência. Machado se reúnirá com os deputados às 15:00hs.
A SEMA está assumindo as astribuições do Ibama e, uma das principais, será o gerenciamento em questões ambientais de fundamental importância para o setor madeireiro. As indústrias madeireiras do Nortão enfrentam, desde julho, uma grave crise pelo fato do Ibama estar liberando, a conta gotas, projetos de manejo. Sem eles, as madeireiras não podem extrair matéria prima e a grande maioria delas está sem estoque para trabalhar. Mais de 3 mil funcionários foram demitidos nos últimos 90 dias.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente prevê, a partir de janeiro, a liberação dos planos de manejo para as madeireiras. Os madeireiros querem protocolar este mês os projetos de manejo para obterem, emergencialmente, autorização para extrair 30% do talhão anual e não paralisarem de vez as atividades nas madeireiras.