Lucas do Rio Verde está trabalhando na atualização do Plano Diretor do município. O Gerente de Cidade, Valni Volpato, explicou que o plano foi aprovado em 2002, mas a instalação de uma empresa do porte da Sadia, que vai oferecer a partir de 2007 de 1.500 a 2 mil empregos diretos, causou a necessidade de uma reformulação.
“Quando ele foi feito, havia uma perspectiva de crescimento e agora se apresentam novos números, com um crescimento demográfico e econômico bem maior”, explicou. Em vista disso, a prefeitura já está preparando seu novo distrito industrial e o plano diretor precisa constar isso.
“O crescimento do município, que hoje tem 30 mil habitantes, tem que ser projetado para 150 a 200 mil habitantes, prevendo uma área para expansão urbana, aterro sanitário, sistema de rede de esgoto, proteção de nascentes de córregos, proteção ambiental do rio Verde e da área verde, entre outras questões”, explicou Valni.
Hoje à noite, na Câmara Municipal, serão definidos os nomes da comissão que vai trabalhar na atualização do Plano Diretor. Paralelamente, também será formada uma comissão para elaborar o Plano de Zoneamento Ecológico e Econômico.
O novo plano diretor deverá ser protocolado no Ministério do Meio Ambiente até outubro de 2006, mas Volpato informou que a administração pretende concluir em 6 meses.