Na quarta-feira da próxima semana que vem, começa a operação mini-estradeiro, promovida pelo Governo do Estado que percorrerá cerca de 1.500 quilômetros, passando pelos municípios Primavera do Leste, Paranatinga, Feliz Natal, União do Sul, Cláudia e Marcelândia.
O objetivo desta expedição é observar a viabilidade do Projeto de Lei de autoria do deputado Estadual Dilceu Dal’Bosco, que muda o traçado projetado e implantação da MT-130.
Secretários, lideranças políticas e do setor produtivo, estarão participando da expedição. O Projeto de “Mudar o traçado projetado e implantar a Rodovia Estadual MT-130 da localidade de União do Norte no Município de Peixoto de Azevedo da MT-322 até MT-242” foi apresentado em abril.
A nova abertura vai interligar a região Norte, através dos municípios de Guarantã, Matupá, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, União do Sul, Cláudia, Vera, Nova Ubiratã, Santa Carmem e Feliz Natal, com a Região Sul, chegando aos municípios de Paranatinga, Primavera e Rondonópolis, interligando também a Região do Araguaia, através municípios da Gaúcha do Norte e Querência, chegando até a BR 158.
A mudança de traçado, servirá ainda como futuro eixo estruturante destas regiões e municípios, encurtando, por exemplo, a distância de Feliz Natal a Rondonópolis, em cerca de 200 quilômetros, sendo este trecho o ponto de partida para os portos de Paranaguá e Santos, além de estar desafogando o transporte da Região Norte, que é a BR 163, no trecho de Sinop à Cuiabá.